Falece Dom Aldo di Cillo Pagotto, 40º Arquiprior das Ordens
É com grande pesar que comunicamos o falecimento de Sua Excelência Reverendíssima Dom Aldo di Cillo Pagotto, SSS, Arcebispo Emérito da Paraíba, 40º Arquiprior da Sacra Ordem Dinástica, Equestre, Religiosa, Militar e Hospitalar da Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria Gloriosa, Arquiprior das demais Ordens Dinásticas da Sereníssima Casa Principesca, Cavaleiro da Insigne, Suprema e Fidelíssima Ordem de Sua Alteza o Príncipe: de São Miguel Arcanjo e do Preciosíssimo Sangue; Bailio-Cavaleiro Capelão do Grão-Colar de Obediência ad Honorem da Sacra Ordem Dinástica, Equestre, Religiosa, Militar e Hospitalar da Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria Gloriosa, Bailio-Cavaleiro da Grã-Cruz da Ordem Militar e Religiosa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição; Cavaleiro do Grão-Colar da Ordem Militar de São Teodoro Mártir.
Dom Aldo di Cillo Pagotto faleceu na tarde desta terça-feira, tendo sido internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Unimed, em Fortaleza, Ceará, com um quadro de pneumonia, tendo passado a UTI nesta tarde, e vindo a falecer pouco tempo depois.
Cursou filosofia e teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário Caratinga (Minas Gerais) e no Seminário S. Pio X dos Padres Sacramentinos, Caratinga. Na Universidade Gregoriana estudou de 1988 a 1991, onde bacharelou-se em Filosofia e especializou-se em teologia dogmática. Foi ordenado diácono em 7 de setembro de 1977. Recebeu a ordem sacerdotal das mãos de Dom José Eugênio Corrêa, em Caratinga, aos 7 de dezembro do mesmo ano, no dia seguinte emitiu os votos perpétuos na Congregação do Santíssimo Sacramento.
Foi administrador paroquial de Caputira (Minas Gerais) e professor de Teologia Fundamental no Seminário Diocesano de Caratinga (1978-1979). Transferido para Belo Horizonte em 1981, foi vigário paroquial na Catedral de Belo Horizonte e assessor da Pastoral da Juventude na Arquidiocese de Belo Horizonte até 1983. Em São Paulo, foi vigário paroquial em Santa Ifigênia e atuou como co-formador dos filósofos da Congregação SSS entre 1983 e 1984. Em 1985 mudou-se para Fortaleza, onde exerceu a função de vigário paroquial em São Benedito e foi vigário episcopal da Região Metropolitana de Fortaleza (1992-1996). Ensinou Teologia Fundamental no Instituto Teológico Pastoral do Ceará entre 1985 e 1988 e 1991 e 1995. Entre 1995 e 1997 foi vice-provincial de sua congregação. Em 1997 foi vigário-geral na Arquidiocese de Olinda e Recife.
Dom Aldo foi Sagrado Bispo no dia 31 de outubro de 1997, por Dom Cláudio Hummes, então Arcebispo de Fortaleza. Logo Sagrado Bispo, sucedeu a Dom Walfrido Teixeira como Bispo da Diocese de Sobral, no interior norte do Ceará entre 18 de março de 1998, lá permanecendo até 5 de maio de 2004.
Como Bispo, foi encarregado da Dimensão Ecumênica no Regional NE 1; Comissão Pastoral da Seca no NE 1. Em 2000, foi eleito Presidente do Regional NE 1 da CNBB. Foi também Presidente da Comissão Episcopal Serviço, Caridade, Justiça e Paz (2003-2007).
Em 5 de maio de 2004 foi nomeado arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, em substituição a Dom Marcelo Carvalheira. Ele define sua ação pastoral como um esforço para o resgate da família e da parceria entre a Igreja e o estado na busca de políticas públicas que promovam o bem estar da população, através de ações que considerava distantes de tendências ideológicas.
Foi feito Cavaleiro da Grã-Cruz de Obediência ad Honorem da Sacra Ordem Dinástica, Equestre, Religiosa, Militar e Hospitalar da Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria Gloriosa.
Dom Aldo também foi presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança. Em 06 de junho de 2016, o Papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia ao cargo de Arcebispo da Paraíba.
Como Arcebispo Emérito, e tendo mais tempo disponível para as atividades das Ordens Dinásticas da Sereníssima Casa Principesca de Mesolcina, foi designado como Arquiprior das Ordens em 2017, por Sua Alteza Sereníssima o Príncipe Don Andre III Trivulzio-Galli, 14º Príncipe e 9º Duque de Mesolcina, Grão-Mestre das Ordens Dinásticas, em substituição a Dom Antonio Carlos Rossi Keller, Arquiprior entre 2012 a 2017.
As Ordens Dinásticas da Sereníssima entram em Luto pelo período de três meses, em virtude do Decreto Principesco nº 05/2020, em respeito a memória deste grande Arcebispo Arquiprior.
Deixamos na sequência uma galeria, com fotos da posse de Dom Aldo di Cillo Pagotto, como Arquiprior das Ordens, em 2017, em Fortaleza, Ceará.