top of page

Falece Dom Aldo di Cillo Pagotto, 40º Arquiprior das Ordens

É com grande pesar que comunicamos o falecimento de Sua Excelência Reverendíssima Dom Aldo di Cillo Pagotto, SSS, Arcebispo Emérito da Paraíba, 40º Arquiprior da Sacra Ordem Dinástica, Equestre, Religiosa, Militar e Hospitalar da Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria Gloriosa, Arquiprior das demais Ordens Dinásticas da Sereníssima Casa Principesca, Cavaleiro da Insigne, Suprema e Fidelíssima Ordem de Sua Alteza o Príncipe: de São Miguel Arcanjo e do Preciosíssimo Sangue; Bailio-Cavaleiro Capelão do Grão-Colar de Obediência ad Honorem da Sacra Ordem Dinástica, Equestre, Religiosa, Militar e Hospitalar da Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria Gloriosa, Bailio-Cavaleiro da Grã-Cruz da Ordem Militar e Religiosa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição; Cavaleiro do Grão-Colar da Ordem Militar de São Teodoro Mártir.


Dom Aldo junto do Cônego Edson, Cavaleiro-Capelão da Ordem


Dom Aldo di Cillo Pagotto faleceu na tarde desta terça-feira, tendo sido internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Unimed, em Fortaleza, Ceará, com um quadro de pneumonia, tendo passado a UTI nesta tarde, e vindo a falecer pouco tempo depois.


Cursou filosofia e teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário Caratinga (Minas Gerais) e no Seminário S. Pio X dos Padres Sacramentinos, Caratinga. Na Universidade Gregoriana estudou de 1988 a 1991, onde bacharelou-se em Filosofia e especializou-se em teologia dogmática. Foi ordenado diácono em 7 de setembro de 1977. Recebeu a ordem sacerdotal das mãos de Dom José Eugênio Corrêa, em Caratinga, aos 7 de dezembro do mesmo ano, no dia seguinte emitiu os votos perpétuos na Congregação do Santíssimo Sacramento.


Foi administrador paroquial de Caputira (Minas Gerais) e professor de Teologia Fundamental no Seminário Diocesano de Caratinga (1978-1979). Transferido para Belo Horizonte em 1981, foi vigário paroquial na Catedral de Belo Horizonte e assessor da Pastoral da Juventude na Arquidiocese de Belo Horizonte até 1983. Em São Paulo, foi vigário paroquial em Santa Ifigênia e atuou como co-formador dos filósofos da Congregação SSS entre 1983 e 1984. Em 1985 mudou-se para Fortaleza, onde exerceu a função de vigário paroquial em São Benedito e foi vigário episcopal da Região Metropolitana de Fortaleza (1992-1996). Ensinou Teologia Fundamental no Instituto Teológico Pastoral do Ceará entre 1985 e 1988 e 1991 e 1995. Entre 1995 e 1997 foi vice-provincial de sua congregação. Em 1997 foi vigário-geral na Arquidiocese de Olinda e Recife.


Dom Aldo foi Sagrado Bispo no dia 31 de outubro de 1997, por Dom Cláudio Hummes, então Arcebispo de Fortaleza. Logo Sagrado Bispo, sucedeu a Dom Walfrido Teixeira como Bispo da Diocese de Sobral, no interior norte do Ceará entre 18 de março de 1998, lá permanecendo até 5 de maio de 2004.


Como Bispo, foi encarregado da Dimensão Ecumênica no Regional NE 1; Comissão Pastoral da Seca no NE 1. Em 2000, foi eleito Presidente do Regional NE 1 da CNBB. Foi também Presidente da Comissão Episcopal Serviço, Caridade, Justiça e Paz (2003-2007).


Em 5 de maio de 2004 foi nomeado arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, em substituição a Dom Marcelo Carvalheira. Ele define sua ação pastoral como um esforço para o resgate da família e da parceria entre a Igreja e o estado na busca de políticas públicas que promovam o bem estar da população, através de ações que considerava distantes de tendências ideológicas.


Foi feito Cavaleiro da Grã-Cruz de Obediência ad Honorem da Sacra Ordem Dinástica, Equestre, Religiosa, Militar e Hospitalar da Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria Gloriosa.


Dom Aldo também foi presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança. Em 06 de junho de 2016, o Papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia ao cargo de Arcebispo da Paraíba.


Como Arcebispo Emérito, e tendo mais tempo disponível para as atividades das Ordens Dinásticas da Sereníssima Casa Principesca de Mesolcina, foi designado como Arquiprior das Ordens em 2017, por Sua Alteza Sereníssima o Príncipe Don Andre III Trivulzio-Galli, 14º Príncipe e 9º Duque de Mesolcina, Grão-Mestre das Ordens Dinásticas, em substituição a Dom Antonio Carlos Rossi Keller, Arquiprior entre 2012 a 2017.


As Ordens Dinásticas da Sereníssima entram em Luto pelo período de três meses, em virtude do Decreto Principesco nº 05/2020, em respeito a memória deste grande Arcebispo Arquiprior.


Deixamos na sequência uma galeria, com fotos da posse de Dom Aldo di Cillo Pagotto, como Arquiprior das Ordens, em 2017, em Fortaleza, Ceará.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page