Condecorações utilizadas pelo Grão-Mestre
Sua Alteza Sereníssima o Príncipe Titular de Mesolcina, como Chefe da Casa Principesca de Trivulzio-Galli della Mesolcina, é o Grão-Mestre Hereditário da Sacra Ordem Dinástica, Equestre, Militar e Hospitalar da Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria Gloriosa (S.O.M.), e desta forma lhe cabe o uso das Condecorações Tradicionais do Grão-Mestre.
Em termos gerais, as Condecorações do Grão-Mestre são facilmente diferenciáveis pelo uso da Cruz Magistral nas Condecorações.
O Grão-Mestre utiliza a Cruz Magistral no Grão-Colar da Ordem, bem como na venérea (condecoração presa por fina no pescoço), na faixa e na placa de peito.
Placa do Grão-Mestre da Ordem com a Cruz Magistral como distintivo
A Cruz Magistral é de uso único e exclusivo de Sua Alteza Sereníssima o Príncipe Grão-Mestre, porém seu uso é mantido pelo Grão-Mestre Emérito.
Também, por especial Concessão Principesca e Grão-Magistral, o uso da Cruz Magistral foi também concedida aos Cônegos de Sua Alteza Sereníssima o Príncipe de Mesolcina, que as podem utilizam exclusivamente em suas condecorações de pescoço.
Fardão do Grão-Mestre
O Fardão utilizado por Sua Alteza Sereníssima o Príncipe Titular de Mesolcina, Grão-Mestre da Ordemé confeccionado em tecido azul militense, e como os fardões dos demais Membros da Casa Principesca de Mesolcina, tem os punhos, colarinho e lapelas em veludo rojo carmesi, com aplicações e bordados que imitam as peças do Grão-Colar da Ordem.
O cinto do Grão-Mestre, bem como dos demais Membros da Casa Principesca de Mesolcina, é confeccionado em preto, com bordados que imitam os espinhos da Sacra Coroa de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Fardão dos demais Príncipes da Casa de Mesolcina
Os Membros da Casa Principesca de Mesolcina sempre ingressam à Ordem na Categoria de Honra e Devoção da Ordem, e suas condecorações são as desta Categoria.
A exemplo do Fardão do Grão-Mestre, seus fardões possuem lapelas, colarinho e punhos em veludo rojo carmesí. Para aqueles Membros da Casa Principesca que Professarem Votos Solenes como Cavaleiros Professos, seus fardões passam a ter o colarinho e punhos em veludo preto, mas conservam o veludo rojo carmesí nas lapelas.
Tradicionalmente os Membros da Casa Principesca de Mesolcina recebem os graus de Cavaleiro Bailio do Grão-Colar (para os filhos de algum dos Grão-Mestres da Ordem); de Cavalero Bailio da Grã-Cruz (Para os que forem netos de algum dos Grão-Mestres da Ordem); ou de Cavaleiro da Grã-Cruz (Para os demais Membros da Casa Principesca).